Bloco IV Estratégias de Atuação
QIV.1

Investimento social da mantenedora ou de outras áreas da empresa

  • Barra
  • Pizza

Sim, em áreas distintas de atuação

39% (39)
2011

Não realiza investimentos em outras ações sociais além das realizadas pelo Associado

25% (25)
2011

Associado não tem empresa / Grupo empresarial mantenedor

21% (21)
2011

Sim, nas mesmas áreas de atuação

14% (14)
2011

Pergunta no questionário: A empresa costuma realizar outras ações sociais além daquelas executadas pela área que coordena a atuação social? (questionário de empresas)
A mantenedora costuma realizar investimento social além daquele realizado pelo associado? (questionário de fundações e associações)

Os dados acima foram extraidos de uma base de 99 associados.

QIV.2

Investimento social internacional

  • Barra
  • Pizza

Sim, nas mesmas áreas programáticas priorizadas no Brasil

21% (21)
2011

Não se aplica, pois o associado ou mantenedor não atua em outros países

17% (17)
2011

Não, embora o associado ou mantenedor também atue em outros países

17% (17)
2011

Sim, em áreas diferentes daquelas priorizadas no Brasil

15% (15)
2011

Pergunta no questionário: A empresa ou a mantenedora da organização mantém política de investimento social em outros países?

Os dados acima foram extraidos de uma base de 99 associados.

QIV.3

Responsabilidade na atuação internacional

  • Barra

Planejamento estratégico

44% (12)
2011
37% (10)
2011
52% (14)
2011
26% (7)
2011

Elaboração de plano de ação

48% (13)
2011
22% (6)
2011
59% (16)
2011
26% (7)
2011

Definição do orçamento

30% (8)
2011
52% (14)
2011
44% (12)
2011
26% (7)
2011

Política de captação de recursos

22% (6)
2011
33% (9)
2011
37% (10)
2011
56% (15)
2011

Elaboração de projetos próprios

37% (10)
2011
15% (4)
2011
52% (14)
2011
37% (10)
2011

Alocação dos recursos

26% (7)
2011
37% (10)
2011
48% (13)
2011
30% (8)
2011

Política de recursos humanos

11% (3)
2011
37% (10)
2011
44% (12)
2011
37% (10)
2011

Envolvimento de voluntários

33% (9)
2011
22% (6)
2011
41% (11)
2011
48% (13)
2011

Estratégia de comunicação e marketing

44% (12)
2011
37% (10)
2011
52% (14)
2011
33% (9)
2011
  • Associado
  • Mantenedora(s)
  • Gestores da subsidiária
  • O associado não realiza esta ação

Pergunta no questionário: Em relação ao investimento social internacional, quem é o responsável por cada uma das ações listadas?
O associado, sua mantenedora ou a subsidiária local?

Os dados acima foram extraidos de uma base de 27 associados.

QIV.4

Geografia do investimento social

  • Mapa
  • Região Sul
  • Total 61 associados
  • Região Sudeste
  • Total 91 associados
  • Região Nordeste
  • Total 64 associados
  • Região Centro-oeste
  • Total 54 associados
  • Região Norte
  • Total 50 associados

Pergunta no questionário: Em quais estados brasileiros o associado atua?

Os dados acima foram extraidos de uma base de 100 associados.

QIV.5

Forma de atuação

  • Barra

Executa diretamente (com equipe própria) projetos/programas, desenvolvidos pelo próprio Associado (ainda que com assessoria de terceiros)

69% (68)
2011

Apoia com recursos financeiros e/ou técnicos projetos e programas de terceiros, a partir de linhas programáticas pré-estabelecidas e/ou processos de seleção/editais regulares

49% (48)
2011

Viabiliza financeira e/ou tecnicamente projetos/programas desenvolvidos pelo próprio Associado, mas executados por terceiros

44% (43)
2011

Apoia com recursos financeiros e/ou técnicos projetos/programas de terceiros por meio de doação/ patrocínio pontual e eventual

38% (37)
2011

Executa diretamente (com equipe própria) projetos/programas, desenvolvidos pelo próprio Associado (ainda que com assessoria de terceiros)

69% (68)
2011
61% (62)
2009

Apoia com recursos financeiros e/ou técnicos projetos e programas de terceiros, a partir de linhas programáticas pré-estabelecidas e/ou processos de seleção/editais regulares

49% (48)
2011
30% (31)
2009

Viabiliza financeira e/ou tecnicamente projetos/programas desenvolvidos pelo próprio Associado, mas executados por terceiros

44% (43)
2011
36% (37)
2009

Apoia com recursos financeiros e/ou técnicos projetos/programas de terceiros por meio de doação/ patrocínio pontual e eventual

38% (37)
2011
37% (38)
2009

Pergunta no questionário: Indique dentre as alternativas listadas a(s) que melhor descreve(m) a forma de atuação do associado

Os dados acima foram extraidos de uma base de 98 associados. (base 2009: 102)

QIV.6

Tipo de organizações financiadas

  • Barra

ONGs / Organizações comunitárias ou de base

90% (55)
2011

Institutos/ Fundações

51% (31)
2011

Institutos ou centros de pesquisa / Universidades

41% (25)
2011

Unidades educacionais / escola

33% (20)
2011

Centros de saúde / hospitais

21% (13)
2011

Movimentos sociais

20% (12)
2011

Centros culturais / Museus

15% (9)
2011

Indivíduos (pesquisadores/estudantes/profissionais)

10% (6)
2011

Outros

3% (2)
2011

Pergunta no questionário: Nas situações em que a organização atua como financiadora, para que tipo de entidade são normalmente repassados os recursos?

Os dados acima foram extraidos de uma base de 61 associados.

QIV.7

Critérios para a definição das ações

  • Barra

Indicadores econômicos e sociais

59% (58)
2011

Critérios de vulnerabilidade social

56% (55)
2011

Localidades vizinhas às instalações da organização ou empresa

37% (36)
2011

Demandas colocadas pelas comunidades do entorno

27% (26)
2011

Critérios baseados no mercado de trabalho

15% (15)
2011

Demandas identificadas pelos colaboradores da empresa

14% (14)
2011

Motivação pessoal (filantrópica/ humanitária/ religiosa, etc.)

9% (9)
2011

Indicadores de oferta de serviços públicos

10% (10)
2011

Critérios sobre o grau de organização comunitária

9% (9)
2011

Outros

21% (21)
2011

Pergunta no questionário: Quais critérios são prioritariamente utilizados para a definição das ações a serem realizadas? (Máximo três critérios)

Os dados acima foram extraidos de uma base de 98 associados.

QIV.8

Número de beneficiários

  • Barra

De 1 a 100

1% (1)
2011

De 101 a 1.000

6% (5)
2011

De 1.001 a 10.000

27% (21)
2011

De 10.001 a 100.000

38% (30)
2011

De 100.001 a 1.000.000

11% (9)
2011

Mais de 1.000.000

15% (12)
2011

De 1 a 100

1% (1)
2011
6% (5)
2009

De 101 a 1.000

6% (5)
2011
14% (12)
2009

De 1.001 a 10.000

27% (21)
2011
25% (22)
2009

De 10.001 a 100.000

38% (30)
2011
35% (31)
2009

De 100.001 a 1.000.000

11% (9)
2011
16% (14)
2009

Mais de 1.000.000

15% (12)
2011
5% (4)
2009

Pergunta no questionário: Em 2011, quantas pessoas foram beneficiadas diretamente pelas ações financiadas ou executadas pela organização?

Os dados acima foram extraidos de uma base de 79 associados. (base 2009: 88)